Escolha uma Página

Se você precisa de obter respostas sinceras das pessoas e extrair informações valiosas a partir das mesmas, você gostará de conhecer o Typeform, que é uma solução extremamente elegante para fazer perguntas na internet.

Antigamente não havia escapatória: aplicar um questionário era uma tarefa desgastante. Você tinha que fazer dezenas e mais dezenas de impressões, sair andando atrás de pessoas para obter respostas, receber muitas caras feias ao tentar convencer essas pessoas que ia ser rapidinho e, por fim, gastar muito tempo tabulando respostas e tentando decifrar hieróglifos. Claro, em alguns casos você pode ainda preferir usar papel e caneta, mas para a maioria das situações é possível utilizar uma ferramenta online.

Como consultor e pesquisador na área de marketing, eu aplico questionários com alguma frequência e já utilizei várias ferramentas para este fim. Entre elas estão o Google Docs, o Survey Monkey e o Qualtrics. Estas duas últimas são realmente excelentes, mas atualmente não tenho dúvidas ao indicar para as pessoas o Typeform.

Porém, antes de falar mais do Typeform, é muito importante dizer que o mais importante de uma pesquisa não é a ferramenta que será utilizada, mas o seu planejamento e principalmente as perguntas que serão feitas. Então, minha recomendação é que antes de criar um questionário e disparar para seus contatos, vale a pena investir um pouco em conhecimento. Por isso, indico abaixo um livro que está com um preço muito bom na Amazon, escrito pelo melhor autor da área: o livro Pesquisa de Marketing, do Malhotra, que dá uma visão completa sobre o tema.

Typeform

O Typeform é uma solução freemium extremamente bonita, intuitiva e responsiva. Nela, a maior parte dos recursos que você precisará utilizar são gratuitos! Basicamente, você precisará pagar se quiser retirar a marca Typeform do seu questionário e se quiser usar recursos de lógica (ex. se alguém respondeu “não” na pergunta 2, deve seguir direto à pergunta 4). Fora isso, você pode criar quantos questionários quiser, com quantas perguntas desejar e aplicar para o número de pessoas que conseguir.

Para demonstrar como funciona o Typeform na real, clique na imagem abaixo e veja a ferramenta em ação.

Link para questionário no Typeform

Porque aplicar questionários? (e um pouco de Web Analytics)

Falando especificamente de marketing digital, a maior parte dos dados coletados na web são os dados do fluxo de cliques, que permitem responder à pergunta “o que os visitantes fazem no meu website?”. Além disso, entre muitos outros, você pode coletar dados sobre pesquisas internas feitas no website e saber “o que os visitantes estavam procurando no meu website?”. Utilizando o Google Analytics você saberá responder também perguntas como “de onde vieram meus visitantes?”, “em qual página eles deixaram meu website?”, “eles clicaram em alguma coisa?”, “qual foi minha taxa de conversão?”, e várias outras possibilidades.

Porém, é muito importante também responder às perguntas do tipo “por quê?”, como “por que as pessoas não estão clicando em comprar?”, “por que as pessoas não estão clicando em nada?”, “por que as pessoas estão saindo do site na página X”… Por mais que você possa presumir os motivos, sem perguntar às pessoas você sempre estará com um pé no achismo. Por isso é muito importante fazer perguntas e obter respostas sinceras.

Se você quiser fazer essas perguntas no nível da página, isto é, sem que as pessoas precisem abrir uma nova janela e responder, indico neste momento o UserVoice.

Bom, não preciso nem dizer do quanto o Typeform pode facilitar também sua vida em TCCs e pesquisas acadêmicas!

Se gostou desse post, dê uma olhada neste artigo onde eu indico a ferramenta Canva.com