Escolha uma Página

Você vai me agradecer por ter te apresentado o Canva.com, uma ferramenta gratuita e fácil de usar, que vai te permitir criar layouts incríveis. Se utilizada da forma certa, esta ferramenta pode transformar o marketing do dia a dia da sua empresa, tornando-o mais rápido e dinâmico.

O Marketing Digital respira design gráfico e este último pode ser determinante para o sucesso ou fracasso de uma estratégia promocional que utiliza a internet. Assim, é com muito entusiasmo que eu apresento para vocês o cloud-software Canva.com, uma ferramenta simples, prática e gratuita para criar layouts de tirar o fôlego.

Página Inicial Canva.com

Como eu crio meus layouts

Mesmo sendo formado em Administração, por ser professor e consultor em Marketing, sempre eu estou criando visualmente alguma coisa. Por sorte, vivi a experiência extremamente positiva de trabalhar em uma agência de propaganda e, embora eu estivesse no planejamento, aprendi naquela época alguma coisa das ferramentas da Adobe.

De lá pra cá eu sou apaixonado pelo Illustrator e uso ele para criar, por exemplo, meus slides de aula mais sofisticados, as capas de postagens que vocês vêem no meu blog, algum conceito para um cliente de consultoria… Para melhorar neste aspecto eu estudei, ao longo do tempo, um pouco de psicologia das cores, semiótica, tipografia e sou extremamente atento a tendências e referências.

Atualmente, eu também utilizo uma mesa digitalizadora (indico a marca Wacom) para poder fazer meus próprios desenhos, o que me dá uma liberdade maior de criação.

Contudo, sempre que eu falo de Marketing Digital, por exemplo, e de como os alunos podem aplicar os conceitos, existe esse gap da criação de layouts. Sempre digo que o ideal é contratar um designer gráfico, pois este profissional é capaz de criar peças que aliam conceito e comunicação, sendo insuperável neste aspecto. Porém, nem sempre o orçamento permite.

Divulgação-Ebook

Canva.com para o marketing do dia a dia

Por isso, esta ferramenta Canva.com me chamou bastante a atenção e pode fazer a diferença principalmente para criação de peças para o dia a dia, como uma postagem ou alteração de capa no Facebook, imagem a ser compartilhada no Instagram, promoção de algum item no site da empresa, banner promocional para comércio eletrônico, entre tantos outros. Por exemplo, imagine que hoje é uma data importante e você não lembrou de criar ou contratar ninguém para ter uma imagem aproveitando a ocasião e promover um certo engajamento nas redes sociais. O Canva.com pode te salvar e ajudar a criar uma peça rapidamente (leia meu post sobre Marketing em Redes Sociais: 3 Categorias de Conteúdo Indispensáveis, onde exploro este e outros aspectos).

O Canva.com utiliza o modelo de precificação conhecido como freemium, muito popular em serviços na internet, onde o uso do serviço é gratuito e no mesmo existem algumas ferramentas que são pagas. No caso do Canva.com, a criação de peças é gratuita, ao passo que existe um banco de fotos e figuras específicos que custam U$1.

Criei as duas figuras abaixo utilizando o Canva.com, mostrando esta possibilidade do uso da ferramenta para o marketing digital do dia a dia.

 Canva.com para o marketing do dia a dia

O Canva.com é bem intuitivo com um modelo de uso drag and drop, onde você pode selecionar formas, fundos e frames em um banco de imagens e também escolher entre fontes lindíssimas para inserir textos. Além disso, o Canva.com já disponibiliza alguns templates prontos, para inspiração ou adaptação. Veja abaixo a área de criação da ferramenta.

 Área de Trabalho Canva.com

Outra coisa bem legal do Canva.com é já ter alguns formatos pré-definidos, como o tamanho da capa e imagem para Facebook, tamanho para uma apresentação de slides, A4, cartão de visitas, entre outros. Assim, não é preciso nem pesquisar estes tamanhos na internet para começar a criar.

 Formatos pré-definidos Canva.com

Eu tive um certo problema com a ferramenta na hora de exportar duas imagens que fiz para o Facebook, pois duas coisas aconteceram: a imagem não era exportada otimizada para web, então o Facebook fazia uma queda automática na imagem que a distorcia; e, o texto nunca estava exatamente no lugar que eu havia colocado. Eu mandei um e-mail para o suporte e me responderam rapidamente informando que eles estavam cientes desses pequenos problemas e que estavam trabalhando para corrigir. As duas imagens que eu criei utilizando a ferramenta e postei no meu perfil do Facebook foram as que seguem.

Criações com Canva.com

Como usar e quando usar?

Bom, devo dizer que eu prefiro a liberdade de criação que tenho com minha mesa digitalizadora e com o Illustrator, mas também admito que mesmo após anos de uso, não domino, talvez, 40% do potencial do software. E, para muita gente, isso nem passa perto de ser um objetivo profissional. Por isso, o Canva.com é ótimo por democratizar a criação gráfica atraente.

Eu insisto que, para criar uma identidade corporativa, um logo, um website, é preciso contratar um profissional que tenha uma formação que permite não somente criar algo bonito, mas algo que dará resultado exatamente por trazer conceito em cada peça. Assim, indico o Canva.com com uma ótima ferramenta para o marketing do dia a dia, que precisa ser dinâmico e, muitas vezes, para agora.

*Por favor, não confundam o Canva.com com o Business Model Canvas (também conhecido por Canvas), que é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes, um dos conceito mais legais que surgiram no campo da estratégia e empreendedorismo nos últimos tempos.

Assinar-Newsletter