Escolha uma Página

Conheça as 6 Tendências de Marketing Digital para 2014 que podem gerar resultados excepcionais e deixar a concorrência para trás.

No ano passado assistimos ao amadurecimento de vários aspectos do Marketing Digital, caminhando principalmente para pontos como automatização de marketing, otimização da conversão e mensuração em todo o processo. Seguindo este amadurecimento, 6 Tendências de Marketing Digital podem ser destacadas para o ano de 2014. Vamos a elas!

1 Marketing de conteúdo para a conversão

A produção de conteúdo continua sendo essencial para ganhar o Momento Zero da Verdade (leia mais), ponto em que o consumidor pesquisa na internet por soluções e avalia as empresas que melhor o encaminham no processo de venda. Assim, conteúdo agora não deve ser qualquer texto desarticulado, mas parte de um processo que encaminhe o consumidor para o fundo funil, ou seja, para se tornar um cliente engajado. Cada pedaço de conteúdo deve atender ao fim de produzir resultados, tendo em mente a persona definida pela empresa e seu processo de compra.

2 Mobile Marketing para agora

Experimente navegar pelo meu website em um smartphone ou tablet. Você verá que a forma do conteúdo se adapta ao dispositivo, mudando a disposição dos elementos no layout de maneira responsiva. Oferecer uma experiência pelo menos igual na navegação em dispositivos móveis é essencial. A velha conversa de que no Brasil isto ainda não é uma realidade tão imperativa já era. As pessoas esperam uma navegação otimizada para seus dispositivos, e não oferecer a mesma passa uma impressão negativa.

3 Mídias Sociais estratégicas

Alguns termos entram e saem de moda no Marketing Digital e assim foi com o Marketing Viral. Contudo, a ideia de ter sua marca positivamente propagada pela internet continua válida. Porém, cada vez mais se torna difícil realizar ações que saltem aos olhos das pessoas e proporcionem uma imensa onda de compartilhamentos espontâneos. Assim, a estratégia de mídia social deve focar na conversação do dia a dia. A ideia é manter um relacionamento positivo com os clientes, alimentado por contato diário. Sem dúvida é trabalho duro, mas o resultado em termos de fidelização é bastante importante.

4 Automação de Marketing Digital sem desumanizar o atendimento

A noção de automatizar o processo de vendas, fazendo o conteúdo trabalhar pela conversão em leads, o envio de uma sequência de e-mails trabalhar no convencimento e com landing pages com CTAs levando à conversão final pode trazer grandes resultados. Contudo, as empresas devem manter sempre à mão do cliente uma opção de atendimento humano, seja em ligações ou reuniões presenciais. As pessoas querem fechar negócios importantes com outras pessoas e, neste ponto, é interessante humanizar o atendimento sempre que possível. Para quem quiser ganhar em escala enquanto humaniza, fica como dica utilizar plataformas para webinars como a da Eventials ou aguardar o Google Helpout chegar com força por aqui.

5 Marketing em Tempo Real

Se o cliente é o rei, o tempo do cliente não pode ser desperdiçado. Ninguém mais quer esperar dias por um orçamento ou ouvir uma promessa de uma ligação que nunca acontece. Os consumidores querem respostas em tempo real e não automáticas. Ou seja, é preciso ter toda a equipe de atendimento (se não toda a empresa) pronta para responder a problemas não estruturados, dentro de uma perspectiva maior de entendimento da estratégia de Marketing Digital da empresa. As redes sociais podem ajudar muito neste contato em tempo real, mas é preciso bastante treinamento para que não aconteçam gafes difíceis de serem concertadas.

6 Big Data sem gerar grandes relatórios

Mensuração é uma palavra que grudou no conceito de marketing e dificilmente sairá. Medir o retorno dos investimentos faz total sentido no ambiente da internet pois a mensuração é nativa das plataformas digitais. Isso quer dizer que no marketing digital tudo deve ser medido. Porém, como são muitas as possibilidades de mensuração, é preciso que os indicadores-chave de desempenho (métricas que são essenciais para o negócio) sejam bem escolhidos e, principalmente, gerem ações corretivas e inovações. Assim, a complexidade do relatório deve ser desmistificada por alguns poucos dados que transmitam uma noção geral do desempenho para a tomada de decisão estratégica.

Baixe o E-book Gratuito - Inbound Marketing

Essas 6 tendências com certeza terão grande impacto nas estratégias de Marketing Digital de empresas de todos os portes em 2014. Muitas destas tendências de Marketing Digital ainda estão engatinhando no Brasil e, como sempre, quem implementá-las primeiro conseguirá alcançar melhores resultados.